Em sua primeira formação, o Conselho de Relações Internacionais da UFRJ foi criado em 11 de novembro de 2013 com a missão de definir a política de relações internacionais da UFRJ e elaborar estratégias para executá-la, em benefício das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em 2016, o Conselho de Relações Internacionais foi reformulado, contando com uma melhor distribuição em relação à representação dos órgãos da UFRJ, e a nomeação dos seus membros passou a ser competência dos Pró-Reitores, Decanos e Coordenadores dos órgãos da estrutura que compõe o Conselho. Com isso, o Conselho espera compreender melhor a grande demanda institucional em matéria de internacionalização, bem como expandir as soluções e propostas para toda a Universidade.

O novo Conselho conta com representações dos seguintes órgãos:

 

Diretoria de Relações Internacionais

Pró Reitoria de Graduação

Pró Reitoria de Pós- Graduação

Pró Reitoria de Extensão

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas

Centro de Tecnologia

Centro de Ciências da Saúde

Centro de Letras e Artes

Centro de Matemática e Ciências da Natureza

Centro de Ciências jurídicas e Econômicas

Curso multi unidades de Relações Internacionais

 

Futuramente o Conselho prevê a inclusão da representação do Campus de Macaé, abrindo espacialmente o escopo da sua atuação dentro da UFRJ.

 

As sessões do Conselho são públicas, e ocorrem na primeira Terça-Feira de cada mês, às 14:00h, na sala do CONSUNI.

 

 

Legado 2013-2015

Este Conselho era formado por nomeações de 12 membros pelo Reitor, incluindo seu Presidente, e um Secretario Geral representando o antigo Setor de Convênios e Relações Internacionais por um Presidente nomeado pelo Reitor, um Secretário-Geral e outros 11 membros nomeados pelo reitor.

Os documentos de formação deste Conselho encontram-se abaixo:

 

UFRJ DRI - Diretoria de Relações Internacionais
Desenvolvido por: TIC/UFRJ