Seção de Relações Internacionais

A Seção de Relações Internacionais do Setor de Convênios e Relações Internacionais (DRI) da UFRJ tem como função por em prática a política internacional da UFRJ.

Com esse objetivo, a Seção de Relações Internacionais realiza, sobretudo, as seguintes tarefas:

  • estabelece relações com outras instituições no exterior;
  • colabora na negociação para a proposta de acordos de cooperação internacionais;
  • atua como mediadora no diálogo entre as diversas instituições estrangeiras e as unidades acadêmicas da UFRJ;
  • cuida da divulgação de projetos, oportunidades de intercâmbio, bolsas etc. em âmbito intra e interuniversitário;
  • administra projetos que visem à promoção da mobilidade internacional entre os quadros discente, docente e técnico-administrativo da UFRJ;
  • e colabora na tradução e interpretação de textos em língua estrangeira necessários à realização dos trabalhos do DRI ou do Gabinete do Reitor.

Gestores de RI nas Unidades

O DRI e as unidades acadêmicas da UFRJ estão trabalhando cada vez mais em sintonia em prol da internacionalização da universidade. Mostra disso é a nomeação, por parte dos diretores e diretoras de unidades, de Gestores de Relações Internacionais.

O papel dos Gestores de Relações Internacionais é fundamental para a internacionalização da universidade e consiste em levar as informações da reitoria à sua unidade, tirar dúvidas dos docentes e discentes do seu curso e recepcionar membros de universidades estrangeiras que sejam da sua área, visando ao estabelecimento de convênios ou acordos de cooperação internacional.

Abaixo segue uma lista dos Gestores de Relações Internacionais nas unidades acadêmicas da UFRJ.

 

Leia mais...

Conselho de Relações Internacionais

Em sua primeira formação, o Conselho de Relações Internacionais da UFRJ foi criado em 11 de novembro de 2013 com a missão de definir a política de relações internacionais da UFRJ e elaborar estratégias para executá-la, em benefício das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em 2016, o Conselho de Relações Internacionais foi reformulado, contando com uma melhor distribuição em relação à representação dos órgãos da UFRJ, e a nomeação dos seus membros passou a ser competência dos Pró-Reitores, Decanos e Coordenadores dos órgãos da estrutura que compõe o Conselho. Com isso, o Conselho espera compreender melhor a grande demanda institucional em matéria de internacionalização, bem como expandir as soluções e propostas para toda a Universidade.

O novo Conselho conta com representações dos seguintes órgãos:

 

Diretoria de Relações Internacionais

Pró Reitoria de Graduação

Pró Reitoria de Pós- Graduação

Pró Reitoria de Extensão

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas

Centro de Tecnologia

Centro de Ciências da Saúde

Centro de Letras e Artes

Centro de Matemática e Ciências da Natureza

Centro de Ciências jurídicas e Econômicas

Curso multi unidades de Relações Internacionais

 

Futuramente o Conselho prevê a inclusão da representação do Campus de Macaé, abrindo espacialmente o escopo da sua atuação dentro da UFRJ.

 

As sessões do Conselho são públicas, e ocorrem na primeira Terça-Feira de cada mês, às 14:00h, na sala do CONSUNI.

 


 

Arquivos

Regimento

Recomendações

Proposições

Pareceres

Atas

 

Legado 2013-2015

Este Conselho era formado por nomeações de 12 membros pelo Reitor, incluindo seu Presidente, e um Secretario Geral representando o antigo Setor de Convênios e Relações Internacionais por um Presidente nomeado pelo Reitor, um Secretário-Geral e outros 11 membros nomeados pelo reitor.

Os documentos de formação deste Conselho encontram-se abaixo:

 

Informação de Atividade de Internacionalização

Em virtude da publicação da Resolução nº 08/2014 do Consuni, que estabelece normas e critérios para o desenvolvimento na Carreira de Magistério Federal da UFRJ, e de modo a atender às exigências que constam da letra “i” do item III do Art. 12 (Seção I do Capítulo V) da referida Resolução, que prevê a informação ao DRI de atividades que promovam a formação internacionalizada dos estudantes, este setor torna disponível a seguinte Ficha de Informação de Atividade Docente de Internacionalização.

 

Esse procedimento tem como objetivo padronizar e agilizar o mecanismo de informação de tais atividades por meio de um formulário que deverá ser encaminhado ao DRI, com entrada no protocolo do Gabinete do Reitor em duas vias, uma delas com um documento que indique a realização da atividade e a outra que será assinada e devolvida via malote, após parecer do DRI, para a Unidade do interessado

  

Lembramos que o cadastro e a numeração do memorando deverão ser feitos no Protocolo da unidade acadêmica do docente.

UFRJ DRI - Diretoria de Relações Internacionais
Desenvolvido por: TIC/UFRJ