Oportunidade Aprender Alemão: Alemão para Fins Acadêmicos - Deutsch im Hochschulkontext

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem a satisfação de informar que está com inscrições abertas para o curso de alemão para fins acadêmicos (Deutsch im Hochschulkontext). Este curso é destinado para estudantes que pretendem estudar ou pesquisar em uma universidade alemã e que estejam no nível A2/ B1.

Para realizar a inscrição, solicite o formulário de inscrição por e-mail: (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) até o dia 24/03/2017.

Local e Horário: UFRJ Faculdade de Letras, 2ª e 4ª de 14h às 16h30

Início das aulas2ª feira, dia 27 de Março de 2017

O curso é gratuito. No entanto, é desejável uma contribuição Xerox para a apostila de cada módulo.

Para mais informações acesse este link.

Convite para o Café UNASUL

O Café UNASUL é um espaço alternativo, um diálogo direto e horizontal com o Secretário Geral da UNASUL, ex-presidente, Ernesto Samper para construir e debater ideias sociais e de direitos humanos, problemáticas globais que afetam a vida diária das pessoas, dos cidadãos sul-americanos, dos jovens universitários.

Faz parte da estratégia de comunicação da União de Nações Sul-Americanas para criar vínculos sustentáveis no tempo e encurtar a distância entre a missão da UNASUL e a juventude sul-americana. Trata-se de aplicar a chamada “comunicação em cascata” e aterrissar a mensagem de liderança da organização para a comunidade. Esta iniciativa é realizada no âmbito do convênio de cooperação com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

A UFRJ tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica para o evento a ser realizado no dia 12 de julho às 14h no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Av. Ruy Barbosa nº 762, Flamengo. O mesmo tem por objetivo gerar um espaço de diálogo direto entre o Secretario Geral de UNASUL com jovens universitários dos distintos países de América do Sul, debatendo temas como direitos humanos, meio-ambiente, segurança e defesa, integração produtiva e ciência e tecnologia.

Inscrições através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Enviar nome completo, instituição e titulação).

Nota referente ao Programa de bolsas Santander

Saudações universitárias!

A presente nota procura esclarecer as perguntas frequentes sobre a situação da UFRJ no programa de bolsas de estudos Santander.

Durante o primeiro semestre de 2016, a adesão da UFRJ ao programa foi comprometido devido a problemas legais do convênio entre as duas instituições. Por isso, até a efetiva reparação e comum acordo sobre a matéria, a UFRJ não participou dos prazos estabelecidos para inscrição dos estudantes no Santander em pelo menos um dos programas de bolsas, o Luso-brasileiras 2016. Esses prazos são de responsabilidade do próprio banco. No caso do Luso, os prazos de inscrição eram para o início do mês de maio, quando a participação da UFRJ ainda não estava instituída. Ainda assim, foi possível participar do programa Ibero-americanas 2016, cujo prazo de inscrição no site do Santander se encerrou no dia 10/06/2016. Isto não se refere aos prazos internos da UFRJ para o recebimento dos documentos, seguindo o cronograma estabelecido no edital do programa (que pode ser visto aqui). Por este motivo, a UFRJ apenas lançou edital para o programa Ibero-americanas 2016.

Consideramos que, com a normatização das diferenças legais do convênio, as próximas chamadas dos programas não sofrerão os mesmos problemas. Por isso, continue acompanhando os anúncios em nosso site.

Cordialmente,

Equipe DRI.

Bolsas Santander Ibero-americanas 2016

A DRI vem por meio desta anunciar a inclusão da UFRJ na chamada para as bolsas Santander Ibero-americanas 2016. A inscrição no site do Santander deve ser feita até o dia 10/06/2016, próxima sexta-feira. A chamada possui a novidade de ser exclusiva para estudantes de comprovada vulnerabilidade economico-social.

Acesse o edital através deste link.

Boa sorte a todoso os candidatos.

Mesa Redonda "A Mulher na Vida Pública"

A ONU Mulheres e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro promovem hoje dia 1º de junho às 19h o evento "A Mulher na Vida Pública", uma mesa redonda mediada pela jornalista Helena Celestino, com a participação de Nathalie Louseau (diretora da Ecole Nationale d'Administration da França), Nadine Gasman (representante ONU Mulheres Brasil) e Antonia Pellegrino (escritora e roteirista).

Em seguida a jornalista Helena Celestino receberá a Condecoração da Ordem do Mérito da França.

O evento ocorrerá na Maison, espaço cultural do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.